UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Professoras participam de congresso na Paraíba

Professoras participam de congresso na Paraíba

17 de maio de 2017

UVA foi a única instituição privada a participar do Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação

Duas professoras da Universidade Veiga de Almeida (UVA) participaram do XVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação). Entre os dias 26 e 28 de abril, Katia Muniz e Luzia Araújo representaram a UVA no congresso realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Ao longo dos três dias do evento, elas representaram a Veiga, única instituição de ensino superior privada a participar do simpósio, e apresentaram trabalhos trocando conhecimento com docentes de todo o Brasil.

A professora Katia comenta a experiência vivida durante os três dias de evento. “Foi importante para analisar novas perspectivas metodológicas de investigação e compartilhar referências teóricas contemporâneas. Observamos que estamos numa perspectiva inovadora de debate e construção dos trabalhos”, destacou. Durante o congresso, três trabalhos produzidos por docentes da Veiga foram apresentados ao público, sendo dois destes focado no Eixo Política e Gestão da Educação Superior. Um foi produzido por Katia em coautoria com a docente Luzia e o outro elaborado por Luzia com coautoria da professora Luiza Portes. Já o terceiro era focado na Gestão da Educação Básica, trabalho da docente de Pedagogia da UVA, Caterine Fagundes, em coautoria com a professora Ana Cristina Ghisleni, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ela falou sobre a responsabilidade de representar a UVA no congresso. “Por sermos a única instituição privada a expectativa é sempre maior. Mostramos que a Veiga atua na pesquisa de ponta com temas de análise que estão dentro dos debates contemporâneos, a fim de responder aos problemas de sociedade atual”, ressaltou. Segundo Katia, é fundamental a participação de acadêmicos e estudantes nesses congressos. “Com isso temos uma percepção da forma como os temas centrais de cada campo de conhecimento são abordados. Além disso, permite ao professor atualizar suas fontes e contribuir para a formação discente nas práticas de ensino”, finaliza.


Gabriel Brum
Estagiário - Comunicação Institucional