UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > O valor do profissional de educação física

O valor do profissional de educação física

01 de setembro de 2017

1º de setembro é a data de comemoração desse ofício

No dia nacional do profissional de educação física, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) parabeniza todos os profissionais formados e estudantes pela grande importância de manter o corpo humano em ação e saudável. Essa área é capaz de juntar e explicar as técnicas e práticas das diversas atividades esportivas, ela é ampla e não se restringe apenas às academias e escolas.

Com isso, esse profissional tem diversas opções de escolha. De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, essa formação acadêmica abrange várias áreas, como: professor de educação física, técnico desportivo, treinador esportivo, preparador físico, personal trainner, professor de educação corporal, orientador de exercícios corporais, motricista e cinesiólogo.

Com o total conhecimento sobre o assunto, o professor do curso de Educação Física da Unviersidade Veiga de Almeida (UVA), Ricardo de Mattos Fernandes, destaca o valor dessa profissão. “A educação física tem enorme importância para todos, pois com o acompanhamento adequado muitos males da sociedade atual podem ser reduzidos ou até evitados, já que tem como objetivo de trabalho o cuidado preventivo da saúde física e mental das pessoas de todas as idades”.

Independentemente do campo em que esse profissional atue, ele sempre está ligado com a melhoria da saúde e aumento da qualidade de vida da população. A formação é dividida em duas, sendo a primeira a graduação de licenciatura o estudante é preparado para desenvolver ações pedagógicas nas escolas do ensino formal em todos os níveis, auxiliando no desenvolvimento motor, cognitivo e social do aluno, com foco na transformação social.

Já a graduação de bacharelado objetiva as diversas outras áreas da atividade física e da saúde e este estudante fica capacitado em maior profundidade no conhecimento da fisiologia, treinamento, exercícios físicos, atendimento aos deficientes e muitas outras capacitações. “Na UVA nos empenhamos para que nossos alunos se formem nas duas opções”, destaca o professor.

*Texto produzido por Cyntia Souza, do Laboratório de Comunicação Corporativa