UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > O preço da saúde

O preço da saúde

21 de novembro de 2017

Alunos de Nutrição organizam evento para debater alimentação saudável com moradores de Vargem Grande

O mito de que se alimentar bem é mais caro existe, mesmo em dias em que a alimentação saudável está em pauta. Essa pode ser uma das causas pelas quais cidadãos de baixa renda são mais propícios a terem doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão. Para prevenir e ajudar essas pessoas, a professora do departamento de Nutrição e Saúde Coletiva da Universidade Veiga de Almeida (UVA) Cinara Oliveira inicia nesta terça, 21 de novembro, um projeto junto aos coordenadores e alunos do curso.

O evento acontecerá das 13 às 16 horas, no Centro de Ação Social Antônio Caldas Pinheiro (Casacap), em Vargem Grande, com a finalidade de integrar os universitários em início da graduação aos pacientes, o que só ocorreria no quinto período. O primeiro encontro terá como destaque o tema “como elaborar uma marmita saudável para o trabalho”. Os 30 estudantes, que vão participar, foram separados em grupos, cada um com uma tarefa. “Alguns vão levar a salada pronta e os outros os utensílios para a montagem. O legal é a interatividade e eles ajudarem a comunidade”, conta Cinara. Ela também será palestrante no dia, ao lado de dois alunos veteranos.

O projeto continuará ao longo de 2018, quando o objetivo é ter, pelo menos, uma ação em campo por mês e duas reuniões de planejamento. E já foram discutidos os possíveis temas: como elaborar sal em ervas para pessoas com hipertensão e como elaborar doces para pessoas diabéticas. “O importante é compartilhar conhecimento com pessoas que não possuem acesso à informação e desmitificar essa associação de saúde a gastar muito”, conclui a professora.


Matéria produzida pelas alunas da Agência UVA Barra, Ana Beatriz Bernardo, 4º período e Giovanna Faria, 5º período.