UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Novos enfermeiros recebem carteira profissional na cerimônia de colação de grau

Novos enfermeiros recebem carteira profissional na cerimônia de colação de grau

13 de fevereiro de 2017

Parceria entre a UVA e o Conselho Regional de Enfermagem garante habilitação imediata para o exercício formal da profissão

Os formandos do curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, terão mais um motivo de alegria no dia da colação de grau, marcada para 12 de março. Além de receberem o diploma no ato da formatura, serão contemplados com a entrega da carteira do registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (COREN), que confere a habilitação legal para o exercício permanente da atividade. A antecipação do registro no conselho é fruto de uma parceria entre a Veiga e o COREN do Rio de Janeiro e vale para os formandos que fizeram a solicitação.

De olho nas oportunidades de trabalho, Daniella Lessa diz que a satisfação, depois de cinco anos de faculdade de Enfermagem, é tão grande quanto as expectativas dessa nova fase de vida. Comemora também a oportunidade de encerrar a graduação já com a habilitação do conselho, pois pretende se dedicar à área, de preferência nos segmentos de emergência ou tratamento intensivo, onde quer se especializar. A colega Maria Vitória de Souza lembra que a carteira do conselho é essencial para ingressar no mercado de trabalho e esse respaldo da universidade para o exercício profissional regularizado facilita os primeiros passos na carreira. Apaixonada por obstetrícia e gerontologia, pretende dar continuidade aos estudos, visando à carreira universitária.

A coordenadora adjunta do Projeto Boas-vindas, lançado pelo COREN há quatro anos, Keila Neves, explica que a tramitação regular do registro profissional demora, em média, 30 dias após a colação de grau. Por intermédio do projeto, as universidades conveniadas, antecipam a entrega de documentação, possibilitando que a carteira profissional seja entregue durante a cerimônia oficial de formatura. Keila explica que os futuros profissionais recebem, ainda, orientações sobre o conselho. Para a coordenadora, não poderia haver melhor momento que a formatura para recepcionar os novos enfermeiros, outorgando a carteira que garante que estão aptos para assumir suas funções na sociedade.

A entrega da carteira de registro profissional já é realidade no curso de Educação Física desde 2009. Inicialmente, os novos profissionais recebiam do Conselho Regional de Educação Física (CREF 1) um registro provisório, válido por um ano, e, desde 2013, quando a UVA passou a entregar os diplomas na cerimônia de colação, os formando recebem a carteira definitiva. O professor Alexandre Motta, coordenador do curso, enumera os benefícios da parceria com o conselho, a começar pela celeridade no processo do registro profissional, que garante que o educador físico está apto para exercer de pronto a profissão, depois de tanto tempo de dedicação e estudo. “Sem contar a segurança que é ter o respaldo de uma entidade profissional séria, que nos habilita a exercer a profissão, ao mesmo tempo em que protege a sociedade”, ressalta.