UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > A notícia em tempos de progresso

A notícia em tempos de progresso

19 de maio de 2017

Rodolfo Schneider, da Band News, falou sobre a relação do jornalismo com a tecnologia durante a Secom

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) recebeu o jornalista da Band News Rodolfo Schneider durante a Semana de Comunicação, no campus Barra. A palestra teve o objetivo de explicar aos alunos a relação do jornalismo com o atual mundo interconectado, discutindo como a tecnologia do mundo atual interfere na forma da notícia a ser transmitida.

Essa foi a principal abordagem de Schneider, que enfatizou como os avanços tecnológicos trabalham a favor do jornalismo hoje em dia. Segundo ele, estamos em um mundo onde tudo acontece ao mesmo tempo, por isso precisamos estar atentos. Além da necessidade da notícia instantânea, Rodolfo também reforçou a importância do jornalista com múltiplas funções.

Muitos profissionais hoje são multifuncionais, ou seja, não atuam em apenas uma área. Na maioria das vezes o mesmo jornalista que escreve a pauta é o que apura, produz, grava e edita a matéria. Segundo o palestrante, participar de todo o processo é um ponto positivo: "Você se sente mais seguro e está pronto para ingressar em qualquer área que te chamarem, pois você passa a dominar todo o processo de produção da notícia", destaca.

Por tratar de temas atuais, a palestra cativou os alunos presentes e os deixou mais conscientes sobre o que esperar do mercado de trabalho. A estudante de jornalismo do 3º período Isabelle Amancio, de 20 anos, achou a palestra muito importante para sua carreira. "É importante procurarmos algo a mais, ser curioso, saber o que está acontecendo a nossa volta”.


Texto produzido por Lizandra Rios e Tayane Fernandes, da Agência UVA, campus Barra