UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Inscrições abertas para o PIC UVA 2018

Inscrições abertas para o PIC UVA 2018

06 de março de 2018

Interessados devem preencher o formulário até 16 de março

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) prorrogou para 16 de março o prazo de inscrição para a 15ª edição do Programa de Iniciação Científica (PIC UVA), que será realizado nos campi Tijuca, Barra e Cabo Frio. O evento, que este ano acontecerá entre os dias 3 e 7 de dezembro, é uma oportunidade para que os alunos das graduações, de todas as áreas de conhecimento, mostrem seus projetos de pesquisas desenvolvidos no decorrer do ano. Para se inscrever, basta acessar o site e clicar no Formulário de Inscrição.

O programa, que conta com as áreas de Ciências da Saúde e da Vida, Exatas e da Terra, Humanas e Sociais, incluirá o campo de Conhecimento Interdisciplinar na edição deste ano. A ideia é estimular que dois ou mais cursos de graduação desenvolvam trabalhos científicos em conjunto. “Isso formaliza o que já ocorre na UVA de maneira informal. Dois professores que queiram produzir juntos uma determinada temática, podem fazê-lo e convidar alunos dos seus cursos para fazerem o desenvolvimento da pesquisa”, explica o coordenador do PIC UVA, Cristiano Bertolossi.

O PIC UVA 2018 possibilitará a submissão de até três projetos por docente, cada um com até seis pesquisadores. Os estudantes inscritos como autores principais vão apresentar suas pesquisas para um comitê avaliativo montado pelos organizadores do evento. Logo após as apresentações será feita a entrega de certificados de menção honrosa aos melhores projetos.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Leonardo Rabelo, essa é uma grande oportunidade. “Pesquisar, nesse caso, nada mais é do que os alunos investigarem suas próprias dúvidas, junto a quem os orienta, e quando chegam a uma conclusão, divulgam para toda a comunidade acadêmica. O Programa de Iniciação Científica é um incentivo para que eles possam descobrir respostas para as perguntas enquanto vão aprendendo cada vez mais”, destaca.


*Texto produzido por Leonardo Marques, do Laboratório de Comunicação Corporativa