UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Independência da Catalunha é aprovada em referendo

Independência da Catalunha é aprovada em referendo

11 de outubro de 2017

Cerca de 2 milhões de pessoas foram às urnas para votar pela separação

O povo catalão foi às urnas para votar contra ou a favor da emancipação da região sobre a Espanha. O resultado do plebiscito, que teve a participação de 2,26 milhões de pessoas, apontou para o ''sim'', favorável à separação da região, com 90% dos votos, de acordo com o presidente catalão Carles Puigdemont.

O dia da votação foi marcado por protestos, contra e a favor da independência, além de grande repressão por parte da polícia espanhola. Apesar do grande número de pessoas comparecendo às urnas, autoridades catalães afirmam que aproximadamente 400 colégios eleitorais foram fechados pela polícia, impedindo mais de 700 mil cidadãos de votarem. 

O governo espanhol não reconhece a validade desse referendo e julga o mesmo como sendo ilegal. Após várias operações que prenderam separatistas, entre manifestantes e políticos, o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, afirmou que o governo defende os direitos de todos os espanhóis, que está cumprindo com sua obrigação e que o Estado de Direito funciona.

“O resultado era esperado, porém caso o governo espanhol tivesse deixado o plebiscito acontecer, ele não teria validade legal e poderia ser contestado no âmbito jurídico. Como a reação do governo foi muito agressiva, isso deu ainda mais força para o voto do ‘sim’, pela separação, apesar de menos da metade da população ter votado. A tendência agora é o tema ganhar uma importância cada vez maior entre o povo catalão”, explica o professor de Relações Internacionais da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Tanguy Baghdadi.


*Texto produzido por Victor Nigri, do Laboratório de Comunicação Corporativa