UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Hemolagos recebe doações de alunos de Enfermagem

Hemolagos recebe doações de alunos de Enfermagem

19 de maio de 2017

Campanha Universitário Sangue Bom estimula a solidariedade entre os estudantes do primeiro período

A manhã começou inspirada para um grupo de estudantes do primeiro período do curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio. Logo cedo, a turma chegou ao Hemolagos para cumprir um propósito maior: doar sangue. A campanha Universitário Sangue Bom, realizada a cada semestre, faz parte das atividades de recepção aos calouros do curso e tem como objetivo estimular o cuidado com o próximo desde o ingresso na Universidade.

Camila Lopes e Beatriz Christo doaram sangue pela primeira vez. Elas contam que sempre tiveram vontade, mas não tinha encontrado a oportunidade certa. Aderiram à campanha do curso, gostaram da experiência e pretendem se tornar doadoras voluntárias regulares. Beatriz lembra que independente da profissão, se importar com as pessoas faz parte da humanidade e todos podem realmente se envolver. “A gente se sente útil, pois sabe que está ajudando a salvar vidas”, complementa Camila.

Para a colega Eliane Brito, o ato de doar sangue já é uma prática regular há alguns anos. Ela conta que aderiu à iniciativa por ter consciência da importância do Hemolagos para os municípios e da diferença que cada cidadão pode fazer nesse contexto. “Essa prática beneficia a sociedade em geral”, considera, refletindo que quem doa também é beneficiado. Para ela, o trote solidário deve ser estimulado nas universidades.

A coordenadora do curso, professora Priscila Pradonoff, lembra que o gesto vai além da solidariedade, pois é uma das atividades que está relacionada ao fazer profissional e os alunos já vão se familiarizando com esta realidade. “Formamos profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar das pessoas”, ressalta.

O Hemolagos, localizado em Cabo Frio, é a única unidade de coleta de sangue existente na Região dos Lagos. Cerca de 10 cidades adjacentes são atendidas pela unidade. As doações podem ser feitas das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, na rua Barão do Rio Branco, 88, bairro Passagem. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (22) 2644-5076.

fotos da galeria