UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Focas no Ar completa um ano

Focas no Ar completa um ano

19 de março de 2018

Programa veiculado na rádio CBN Rio é produzido pelos alunos de Jornalismo da UVA

O programa Focas no Ar completa um ano em março. Produzido pelos alunos de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA), o programa faz parte do projeto CBN Universidade, que prevê a veiculação de matérias produzidas por universitários aos sábados.

O Focas no Ar vai ao ar todo terceiro sábado de cada mês, no dial 92,5 FM, às 11h30 e com duração de quatro minutos. O primeiro Focas no Ar falou sobre gordofobia e suas consequências psicológicas. De lá para cá, o programa continuou a desenvolver pautas com temáticas sociais, além de saúde, educação e tecnologia. Segundo a coordenadora do projeto da UVA, professora Mônica Nunes, essa é uma extensão entre a universidade e os alunos, no intuito de fazer com que os estudantes possam colocar em prática tudo aquilo que aprendem em sala de aula.

“Nós enviamos sugestões de pautas para o gerente de jornalismo da CBN e a partir do momento em que elas são aprovadas, dá-se início ao processo de produção das matérias, passando pela gravação, edição, até chegar ao produto final. Todo esse trabalho é feito dentro da UVA e esse projeto é desenvolvido pelos alunos das disciplinas de rádio”, explica Mônica.  “A ideia principal é fazer com que os estudantes vivenciem a rotina de uma redação em toda sua dinâmica e prática”, destaca.

A UVA e a CBN Rio renovaram recentemente o projeto por mais um ano. “Fico muito feliz de coordenar e poder dar continuidade aos programas nos campi Tijuca, Barra e Cabo Frio. Essa é uma oportunidade única para que os alunos tenham contato com essa mídia, que está se reinventando e buscando a juventude”, ressalta.

Diego Pedroso, um dos estudantes que teve a oportunidade de participar do Focas no Ar, sempre foi um apaixonado pelo rádio jornalismo e cita que toda a correria de procurar pautas, pesquisar fontes e marcar o dia da entrevista foi um imenso aprendizado. “É uma oportunidade de aprender e mostrar o nosso talento. Eu tinha noção de que seria uma baita contribuição para meu lado profissional, pois pretendo um dia trabalhar com rádio”.


*Texto produzido por Leonardo Marques, do Laboratório de Comunicação Corporativa