UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Evento exibe documentários

Evento exibe documentários

15 de dezembro de 2016

Curtaí apresenta produção acadêmica da disciplina Oficina de Comunicação

Os filmes produzidos por alunos de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Cabo Frio, durante o semestre, na disciplina Oficina de Comunicação, ministrada pelos professores Daniel Paes e Paula Guaraldo, foram apresentados à comunidade acadêmica nesta quarta-feira (14), em sessão especial realizada no auditório principal. Os filmes foram exibidos na terceira edição do Curtaí, que contou com a presença do cineasta Milton Alencar Júnior, do jornalista Walmor Freitas e da fotógrafa Bruna Pozzebon.

A diversidade de temas, na opinião do professor Daniel Paes, foi o grande diferencial desta edição. Lendas urbanas que povoam o imaginário coletivo dos cabistas, o universo dos animais abandonados e o trabalho dos protetores, os desafios da cultura e produção artística local, o mundo dos nerds brasileiros e o turismo, sob a ótica dos trabalhadores do setor, foram abordados pelos estudantes, em filmes de cerca de 15 minutos. Para o professor, o formato documentário facilita a realização dos projetos, desafiando os autores a levarem ideias originais para as telas.

Daniel explica que os filmes foram “burilados no coletivo”, pois os grupos participaram de todo o processo, num “laboratório público para pensar no melhor resultado”. Para o professor, a mostra é o grande prêmio para os estudantes, que têm a oportunidade de expor o trabalho para o público, debatendo com profissionais da área questões como a escolha dos temas e como foram abordados. O jornalista Walmor Freitas aprovou a iniciativa. “Muito bom ver a produção de gente que quer fazer diferente”, destacou Walmor.

“A universidade é um espaço propício para esse tipo de discussão, a exemplo do que acontece com o ConheCinema. Queremos que se torne tradição”, destaca o professor. A edição passada, realizada em julho, também usou o formato documentário. Já a primeira edição, sob a coordenação da professora Heloíza Reis, abordou o gênero ficção.

fotos da galeria