UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Estudantes da UVA estimulam a educação nutricional de crianças da Vila Mimosa

Estudantes da UVA estimulam a educação nutricional de crianças da Vila Mimosa

14 de novembro de 2017

Projeto Vila Feliz promove interação e conhecimento

Cem crianças da Vila Mimosa, na Praça da Bandeira, passaram a tarde do dia 28 de outubro aprendendo que os alimentos industrializados preferidos podem ser reproduzidos em casa de maneira mais barata e saudável. A ação é parte do Projeto Vila Feliz, criado pela professora Cinara Oliveira e alunos do curso de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida (UVA), com o objetivo de compartilhar conhecimento para estimular a promoção de saúde em educação nutricional e pediátrica. Atividades lúdicas e interativas, como a degustação de receitas preparadas pelos próprios alunos e o espaço para desenhar e colorir alimentos, completaram as atividades.

“O conhecimento dá poder às pessoas. Nosso objetivo é que elas possam aplicar o que aprenderam no dia a dia para ter uma alimentação mais saudável, independente da renda. Se atuarmos desde a infância, podemos diminuir o risco de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão”, destaca Cinara Oliveira.

A professora da disciplina Nutrição da Saúde da Mulher e da Criança, da área de saúde Coletiva, tem experiência em comunidades como Borel, no Rio de Janeiro, e com ribeirinhos da Amazônia em projetos de promoção de saúde alimentar. Ela explica que o Projeto Vila Feliz teve início em parceria com o Liberdade Rio, que já atua na Vila Mimosa. 11 alunos da UVA foram selecionados para participar, em atividades que duraram dois meses entre planejamento, pesquisa e teste de receitas, e a ação com as crianças.

“Já participei de alguns projetos sociais, mas com criança é sempre mais tocante, porque tem toda a questão da inocência e de ser feliz com pouco, como desenhar e pintar. Elas também são muito verdadeiras. Teve uma criança que disse não ter gostado do iogurte, então eu ri e disse que da próxima vez faria melhor”, comenta o aluno Bernardo Furtado.

As crianças puderam analisar a textura de frutas e vegetais que muitas não conheciam, como alho poró, alcachofra e pitaia, participar da degustação de iogurte feito com inhame e morango e de refrigerante de laranja natural, além de desenhar e colorir no espaço de entretenimento montado. “Foi muito importante ver o impacto que nosso trabalho causou nas crianças e nos pais, que acompanhavam os filhos e também participaram das experiências sensoriais”, complementa o estudante Matheus Barcelos.

O Projeto Vida Feliz demonstrou como é possível manter uma alimentação saudável com baixo custo, e provou que educação nutricional independe de renda. Basta conhecimento. “Nem todo mundo tem oportunidade de ter acesso a informações relacionadas à nutrição. No dia da ação, uma mãe queria dar o iogurte para o filho de poucos meses. Nós sabemos que a alimentação só deve ser introduzida a partir dos seis meses. Por isso, projetos como esse são necessários”, finaliza a estudante Louise Rodrigues.

Receitas:

Fanta Natural

Ingredientes:
1 cenoura, 1 limão, 5 laranjas pera, 1L de água com gás e 1 xícara de açúcar demerara.
Modo de preparo:
1. Esprema e coe o suco das laranjas e do limão;
2. Bata no liquidificados a cenoura com o suco já coado;
3. Adicione água com gás e o açúcar, à gosto, misturado com a colher.

Danoninho

Ingredientes:
2 inhames, 8 morangos, 1 colher de açúcar demerara.
Modo de preparo:
1. Lave os morangos, retirando as folhas e talos;
2. Lave bem e cozinhe o inhame até ficar bem macio. Espere esfriar e descasque;
3. Bata no liquidificador o inhame cozido, os morangos e o açúcar até que a mistura fique bem homogênea;
4. Se precisar adicione um pouco de água.


*Texto produzido por Luiza Esteves, do Laboratório de Comunicação Corporativa.