UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Escritório de Projetos fecha contratos com empresas nacionais e internacionais

Escritório de Projetos fecha contratos com empresas nacionais e internacionais

07 de junho de 2017

Localizado no campus Centro, os alunos de Engenharia de Produção têm a oportunidade de atuar como consultores júniores

O Escritório de Projetos, inaugurado em abril no campus Centro da Universidade Veiga de Almeida (UVA), está funcionando a todo vapor. O restaurante japonês Mr. Maki e a multinacional JRC Brasil já têm contratos com o Escritório, sendo as primeiras empresas a fazerem parte do projeto. Nele, os alunos de Engenharia de Produção têm a oportunidade de atuar como consultores júniores sob a supervisão dos professores, além de trabalhar em conjunto com eles para oferecer serviços como: otimização de processos produtivos, gestão de estoques e análise multivariada de dados.

O objetivo principal do Escritório de Projetos é aumentar a interação entre a universidade e o mercado de trabalho, oferecendo um meio para que, tanto os estudantes como os docentes, possam solucionar problemas do mundo real junto às empresas parceiras. O coordenador do projeto, Júlio Oliveira, explica como o Escritório traz benefícios para todos os envolvidos. “O aluno desenvolve projetos e tem acesso a cenários e empresas diferentes, aumentando sua competitividade no mercado e na vida acadêmica. Já o docente tem essa aproximação com o mercado de trabalho que pode resultar na publicação de artigos e a participação de congressos”. A empresa parceira também é favorecida, tendo uma consultoria sem custo, desenvolvendo projetos de qualidade e resolvendo questões organizacionais.

A aluna de Engenharia de Produção, Luciana da Costa Santos, faz parte da equipe e conta que a experiência tem sido válida, pois já adquiriu muitos conhecimentos. “Antes de entrar no mercado, você já tem experiência. Consigo vivenciar a produção do que vi nas aulas”. Além dessa prática, também há participação em palestras que agregam ainda mais para a vida acadêmica e profissional. Recentemente, os alunos aprenderam sobre a postura necessária para falar com as empresas às quais prestam consultoria. Porém, as vantagens não acabam por aí.

A região da cidade onde se encontra o Escritório também contribui para o seu sucesso, já que é o cenário ideal para desenvolver o projeto, segundo o diretor acadêmico do campus Centro, Claudio Fico. “Temos a oportunidade de trazer o mercado de trabalho e suas demandas do dia a dia mais próxima do aluno”.

Os interessados em participar do Escritório de Projetos devem ter bom desempenho acadêmico, disponibilidade de tempo e passar pelo processo de seleção. Para mais informações, entre em contato com o coordenador Júlio Oliveira: [email protected].


Texto produzido por Maria Salcedo, do Laboratório de Comunicação Corporativa