UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Engenharia Civil promove simpósio

Engenharia Civil promove simpósio

18 de abril de 2017

Palestras, minicursos e visitas técnicas marcam a programação

Uma programação diversificada, com minicursos, palestras e visita técnica, está sendo ofertada aos universitários durante o 1º Simpósio de Engenharia Civil da Universidade Veiga de Almeida (UVA) do campus Cabo Frio. O evento, que teve início ontem (17), segue até esta quinta-feira, 20, com palestras diariamente a partir das 18h20, no auditório principal.

A estudante do 9º período de Engenharia Civil Isabella Martins aprovou a programação. Aproveitou a oportunidade para fazer o curso do programa Revit, na sua opinião um pré-requisito indispensável no mercado de trabalho. “Foi uma ótima ideia promover um evento específico para a área de Engenharia Civil”, destaca. Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Túlio Cezar de Melo, a proposta do evento é contribuir com a formação profissional, apresentando novidades e tecnologias disponíveis no setor.

Durante a abertura oficial, o engenheiro Robson Veiga, do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), ministrou a palestra "Marquises: por que algumas caem? Aspectos técnicos", seguida da palestra "Automação predial: mercado e soluções", ministrada por João Libinato, da empresa Neocontrol. Amparado em dados de pesquisas e matérias jornalísticas, Robson chamou a atenção dos futuros profissionais para a necessidade da manutenção preventiva das estruturas, pois nem sempre é possível identificar um sinal de alerta. Das quedas, aproximadamente 40% estão relacionadas a sobrecarga depositada sobre as estruturas. Na cidade do Rio de Janeiro, desde 2007, existe uma lei proibindo a construção de marquises sobre calçadas ou passeios públicos. 

Nesta terça-feira, 18, as palestras abordarão os temas “Soluções para infraestrutura com gabiões e geossintéticos” e "O papel do engenheiro geotécnico no desenvolvimento da Engenharia Civil", ministradas respectivamente por um representante da empresa Maccaferri, e pela professora Luciana Peixoto, doutoranda em Geotécnica. No dia 19, o tema "Análise do efeito de punção em lajes nervuradas" será abordado pela professora doutora Shirley de Melo e Souza, da UERJ. E no dia 20, Fábio Moulin, do Grupo Geração, falará sobre "Sistemas fotovoltaicos: situação mercadológica e soluções".


Atividades paralelas

Até quinta-feira, estão sendo ofertados quatro minicursos: introdução ao Software Revit, ministrado pelo professor Alessandro Martins; MS Project aplicado ao planejamento de obras, com a professora Ângela Marquez; análise de estruturas utilizando a ferramenta ANSYS, ministrado pela professora Natasha Amador, no dia 19; e a professora Danielle Malvaris fará uma introdução ao dimensionamento de galpões em estrutura metálica, nos turnos da manhã e tarde, na quinta-feira.

Na segunda-feira (17), um grupo de estudantes realizou visita técnica à fábrica de cimentos Votorantim, na capital fluminense.

fotos da galeria