UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Educação Física ministra aulas de surf na Praia do Forte

Educação Física ministra aulas de surf na Praia do Forte

18 de maio de 2017

Surf e bodyboarding foram oferecidos à comunidade

A manhã desta quinta-feira, 18, foi muito animada para uma turma de crianças e adolescentes assistidos pela ONG Centro de Atenção ao Jovem Espaço Feliz (CAJEF). O grupo foi convidado por estudantes do curso de Educação Física da Universidade Veiga de Almeida (UVA) para participar de aulas de surf e bodyboarding. As atividades aconteceram na Praia do Forte, em Cabo Frio, sob a supervisão do professor Erik de Godoy, que ministra a disciplina Esportes de Praia.

Ester Xavier, de 12 anos, e Raphael Barcelos, 14, contam que gostam de ir à praia, mas nunca tinham colocado os pés em uma prancha. “Ficava olhando o pessoal surfando e imaginando o quanto deveria ser difícil”, relata o adolescente, que depois de ouvir atento às instruções conseguiu ficar em pé na sua primeira tentativa. “Não dá para explicar a sensação”, diz. Ester conta que nunca teve interesse por estes esportes, mas a oportunidade de experimentá-los tornou sua manhã bem diferente e divertida. “Gostei muito! Temos poucas oportunidades assim”, destacou.

No papel de instrutor, Breno Gabriel, do 4º período, diz que a manhã para ele foi de grande troca e aprendizado, pois ir à praia sempre esteve associado a dar um mergulho ou bater uma bolinha com os amigos e a disciplina o desafiou a ver outras possibilidades. “Estou ensinando e aprendendo também”, destaca. Moradora de Saquarema, a colega Paula Muniz, do 2º período, ficou orgulhosa de ver muitas crianças ficando em pé pela primeira vez na prancha. Cuidadosa, repassou os ensinamentos que aprendeu ainda na infância para as crianças, explicando que ter foco e verificar a segurança são tão importantes quanto a diversão que o esporte proporciona.

Professor Erik destaca a relevância da disciplina para a formação profissional, ao expandir os horizontes para nichos de mercado ainda pouco explorados. O professor lembra que a academia dá o suporte científico às práticas utilizadas como hobby no litoral, mas que podem ser oferecidas como escolhinhas de formação e oficinas na alta temporada. A cada semestre, de acordo com o perfil da turma, são eleitas algumas modalidades de esportes de areia ou água. Depois da parte teórica, os estudantes são desafiados a colocar em prática os ensinamentos, organizando eventos com a participação da sociedade.

fotos da galeria