UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Dupla de sucesso: professor e aluno

Dupla de sucesso: professor e aluno

08 de fevereiro de 2017

Dedicação do aluno e estímulo do professor são a chave para o sucesso

O papel do professor não é restrito a ensinar, mas de incentivar a vivência acadêmica e o futuro profissional do aluno. Por isso, é importante o acompanhamento do educador para garantir o sucesso da turma. Diversas histórias ilustram essa realidade, nas quais os estudantes conquistam as almejadas carreiras profissionais, após receberem orientações de acordo com os respectivos perfis e vocações.

O pró-reitor de pós-graduação da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Leonardo Rabelo, destaca a importância de tornar os alunos questionadores e distribuir a aprendizagem com todos, no qual o professor não é apenas o fornecedor de conhecimento, mas os estudantes também. “O papel fundamental do professor é inspirar, provocar a vontade de aprender do aluno”, ressalta.

A forma de ensino não pode ser mais a mesma que antigamente, ela precisa ser atualizada de acordo com as necessidades dos estudantes. Por isso, o professor precisa adotar novos métodos de ensino, conforme explica Rabelo. “Todo o conhecimento do mundo está na palma da mão das pessoas, como nos celulares. O único papel do educador é sistematizar as informações e instigar a construção do conhecimento. Este é o grande auxílio que ele pode prestar”.

Após os passos dados em conjunto, o resultado positivo só depende do estudante. Especificamente na área universitária, o professor também orienta os alunos em áreas que melhor se enquadram, indicando os melhores locais de trabalho, assim como respectivos concursos, para propiciar um futuro de sucesso. “Os docentes da Veiga realizam esse acompanhamento com os estudantes. É muito gratificante vermos a empregabilidade e o sucesso dos nossos alunos, é a nossa missão sendo cumprida”, finaliza o professor.


Marcelo Barra
Estagiário - Comunicação Institucional