UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Direito das mulheres em debate

Direito das mulheres em debate

09 de março de 2017

Diversos temas serão discutidos durante a programação da Jornada das Mulheres

O curso de Direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Tijuca, realizará na próxima quarta-feira, dia 15, a II Jornada das Mulheres. O evento vai acontecer no auditório principal do campus Tijuca, das 10h às 12h, 14h às 17h e de 19h às 21h, e contará com palestras, debates e exibição de filme. Entre os assuntos a serem discutidos estão os direitos da mulher negra e a sociedade brasileira. O evento é gratuito e o estudante que desejar participar ganhará cinco horas de atividade complementar por atividade.

Uma apresentação artística falando sobre o corpo feminino marcará a abertura da Jornada. Logo depois, começarão as palestras, entre elas, sobre a escritora Simone de Beauvoir, com a doutoranda em Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Marcelle Leal, e outra falando da mulher e a literatura indígena, com Tarsilla Lima, também da UERJ. A mulher indígena será o tema da conversa de Sandra Benites, que possui experiência na escola guarani.

Ao longo da programação temas como mulher negra e sociedade brasileira e os direitos dos indígenas serão apresentados, respectivamente, por Jana Guinond e Letícia Borges, esta última da UVA. Quem também irá participar do evento é a professora da UVA, Cláudia Giesel, que coordenará as mesas.

Na parte da tarde, os presentes irão assistir ao filme “O mais barulhento silêncio” da diretora Marcela Moreno. Em seguida será aberto um debate com o Coletivo Feminista UVA para comentar o que foi visto no longa. Já encaminhando para o final da Jornada, na parte da noite, será realizado uma palestra com a professora da Veiga, Marcela Mingues. Duas outras docentes da UVA que irão palestrar à noite são Raisa Ribeiro e Renata Barbosa, falando sobre prostituição e direitos humanos das mulheres.

Serviço

Evento: II Jornada das Mulheres
Local: Auditório principal do campus Tijuca
Dia: 15 de março
Horário: Das 10h às 20h
Atividade complementar: Cinco horas por atividade


Gabriel Brum
Estagiário - Comunicação Institucional