UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Dezembro Vermelho na UVA

Dezembro Vermelho na UVA

14 de dezembro de 2017

Alunos e professores de Enfermagem se juntaram para alertar a população sobre o HIV

O curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA) promoveu uma ação sobre o dezembro Vermelho no campus Tijuca para alertar a população sobre os riscos ao vírus HIV. A atividade foi realizada por diversos alunos do curso, que contou com diversos kits contendo preservativos masculinas e femininas e panfletos sobre o tema.

Além dos brindes, os estudantes conversaram com a população sobre a necessidade do uso dos preservativos e as consequências do HIV. A aluna Juliana Guimarães, do 7º período, conta que o objetivo da campanha da UVA é promover a saúde. “O nosso compromisso é tornar a saúde acessível a todos”, destaca.

A professora Cristina Pimenta ressalta a mudança do termo DST (doença sexualmente transmissível) para IST (infeção sexualmente transmissível). “Para ser doença, é preciso implicar sintomas e sinais visíveis ao organismo do indivíduo, que é o que não acontece com o HIV e a sífilis, por exemplo. Por isso, as DSTs passaram ser chamadas de ISTs”.

A docente também lembrou que a doença, que é motivo da campanha do Dezembro Vermelho, se chama HIV e, diferente do que a maioria imagina, a Aids é uma enfermidade resultada por esse vírus, que afeta o sistema imunológico devido ao ataque aos glóbulos brancos. Por fim, Cristina dá um outro aviso à população: “A partir do dia 18 de dezembro, em alguns locais do Sistema Único de Saúde (SUS), serão oferecidos a Profilaxia Pré-Exposição (PREP), que permitirá reduzir o risco de aquisição do HIV através das relações sexuais”.

*Texto produzido por Marcelo Barra, estagiário da Comunicação Institucional

fotos da galeria