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Curso aperfeiçoa didática e metodologia do ensino de Matemática

23 de fevereiro de 2018

UVA oferece o Programa de Especialização Docente Brasil

O Programa de Especialização Docente Brasil (PED Brasil) da Universidade Veiga de Almeida (UVA) é uma pós-graduação que busca aperfeiçoar a metodologia dos professores de Matemática para os ensinos fundamental e médio. Durante os 15 meses de especialização, os alunos, conhecidos como professores participantes, aplicam o método teórico e prático nas escolas públicas e privadas em que lecionam.

“Quando comecei o curso, pensei que seria a mesma metodologia que a gente aprende durante a graduação, que basicamente é conteúdo e avaliação. Mas com o passar das aulas percebi uma grande diferença, que me ajudou a reproduzir uma didática mais eficiente para os meus alunos”, comemora a professora de Matemática, Jessica Rama.

Já Thiago Fortunato, professor de uma unidade da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, destaca os debates que há durante as aulas. “Falar sobre assuntos relevantes são muito importantes nos dias de hoje, lembro que já falamos sobre as diferenças entre os gêneros femininos e masculinos de aprender. E debatemos sobre questões que envolvem o tempo, já que além de focar no ensino devemos também otimizar o horário da melhor maneira possível”, ressalta.

A pós-graduação conta com dez módulos e utiliza o método Stanford, que tem como objetivo oferecer aos professores participantes uma pedagogia centrada no estudante. “Quando a gente tem esse embasamento a aula tende a melhorar, tanto do ponto de vista do planejamento quanto da prática. O que é necessário entender é que as possibilidades também se multiplicam quando há um bom acervo de práticas exitosas já realizadas por colegas”, afirma o professor Guilherme Viana.

Felipe Tsuruta, coordenador do curso, destaca como diferencial o trabalho colaborativo. “Isso é importante, pois otimiza os aspectos teóricos e acadêmico em diversas atividades, já que um contribui com o outro. Além disso, utilizamos princípios da equidade, que ajuda entender melhor o aluno buscando que todos na aula alcancem os objetivos de aprendizagem com o mais alto domínio cognitivo”, explica.

*Texto produzido por Carlos Brito, estagiário da Comunicação Institucional