UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Coral UVA reúne alunos de Fonoaudiologia

Coral UVA reúne alunos de Fonoaudiologia

23 de março de 2018

Estudantes espalham alegria através da música

Com um jeito bem eclético de ser, cantarolando canções brasileiras e internacionais que expressam sentimentos verdadeiros e de alegria, o Coral UVA iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2015. Tudo começou quando um grupo de alunos de uma turma do curso de Fonoaudiologia, que se reuniam para cantar durante os intervalos das aulas, resolveu criar um coral que pudesse representar a Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Rosana Lucas, estudante de Fonoaudiologia que faz parte do projeto, destaca que o grupo, com uma maioria de alunos já ligados à música, logo começou a cantar pelos pátios da universidade. Ela, que já tinha experiência em corais, além de lecionar aulas de canto e possuir formação em Música Sacra, passou então a reger o coral. Mas, foi em 2016 que eles ganharam maior notoriedade, quando se apresentaram pela primeira vez em um evento, na UVA.

“No segundo semestre de 2016 nós começamos a fazer uma disciplina chamada Estágio I em Audiologia, com a professora Susi Latt. Nessa época, a Veiga estava promovendo um evento de Fonoaudiologia e pretendia fazer algo voltado para arte. Foi então que a Susi propôs que nos apresentássemos”, explica a estudante.

Com 30 integrantes, o coral ensaia às terças e quartas-feiras no campus Tijuca, utilizando playbacks de fundo e, por enquanto, contando apenas com alunos de Fonoaudiologia. No entanto, segundo Rosana, o intuito é transformá-lo em um projeto de extensão. A ideia é buscar integração social, com abrangência para pessoas de outras localidades e alunos de outros cursos, oferecendo também maiores incentivos para que o coral seja cada vez mais atrativo. “Recentemente passaram a ser distribuídas horas complementares a cada participação nossa em eventos e isso é uma forma de motivar a equipe”, ressalta.

O grupo, que geralmente se apresenta em congressos e jornadas acadêmicas relacionadas ao curso de Fonoaudiologia, está sempre de portas abertas a convites dos demais cursos da UVA e até mesmo de outras instituições que desejarem contar com a apresentação deles. Em 2017, por exemplo, foram convidados a darem boas vindas aos calouros da Veiga, além de, no mesmo ano, terem participado de um evento do curso de Comunicação Social e se apresentado no campus Cabo Frio.


*Texto produzido por Leonardo Marques, do Laboratório de Comunicação Corporativa

fotos da galeria