UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Chegou a hora de calcular seu potencial

Chegou a hora de calcular seu potencial

13 de abril de 2017

Olimpíada de Matemática acontecerá em maio, no campus Barra 

A 2º edição da Olimpíada de Matemática da Universidade Veiga de Almeida (UVA) já tem data marcada. Neste ano, o evento vai acontecer no dia 13 de maio, das 9h às 13h, no campus Barra. A competição será aberta para os alunos de graduação de todos os cursos e campi da Veiga e as inscrições vão até o dia 12 de maio.

Segundo a diretora acadêmica do campus, Nara Iwata, a iniciativa tem o objetivo de despertar um maior interesse pela Matemática, incentivar a socialização entre os alunos e ainda mostrá-los novos horizontes. “Esse tipo de competição universitária existe no mundo inteiro e, normalmente, em grandes universidades. É o momento ideal para que jovens talentos sejam reconhecidos, desenvolvendo seu raciocínio lógico e uma formação mais completa”, ressalta.

Mas não é só experiência que a Olimpíada oferece. Como recompensa, o candidato leva para casa um troféu, um certificado pela participação, ganha 30 horas de atividade complementar - os outros concorrentes ganham 10 horas pela participação. A edição passada contou com a participação de 22 alunos dos campi Tijuca e Barra.

O professor e organizador do evento, Otávio Castellani, afirma que a maior motivação é chegar nesse nível de competição, levando o nome da UVA e incentivando pesquisas no ramo. Além disso, o professor  também destaca a importância da matemática na vida de qualquer pessoa. "Ela está em tudo. Você não precisa estar fazendo contas para utilizá-la. Ela é lógica e ajuda muito na evolução de um futuro, seja como profissional ou como ser humano". Os interessados em participar da olimpíada deve enviar e-mail para o professor Otávio Castellani.


Texto: Nailson Ribeiro e Tayane Fernandes, 5º período, campus Barra (Agência Barra)