UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Biomedicina: profissional multifacetado

Biomedicina: profissional multifacetado

02 de janeiro de 2017

UVA disponibilizará o curso no campus Barra Marapendi a partir do primeiro semestre de 2017

As curas de diversas doenças só são alcançadas com muito estudo e pesquisa, como no caso da hanseníase. Para conseguir tais descobertas, o papel do biomédico é essencial, já que é ele que atua nas atividades de investigações em laboratórios e indústrias. Por isso, em busca de atrair mais pessoas para esse mercado, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) também vai oferecer o curso de Biomedicina no campus Barra Marapendi a partir do primeiro semestre de 2017.

As atividades realizadas pelo biomédico são integradas e de interface com outros profissionais da área da saúde, que são focadas na promoção, prevenção, proteção e reabilitação do paciente. A rotina desse profissional é baseada na coleta de amostras biológicas, exames laboratoriais e pesquisas.

Dentre as atividades rotineiras, o profissional pode atuar em diversas áreas, sendo as principais: análises clínicas, análises ambientais, indústrias, análises bromatológicas, biologia molecular, genética, reprodução humana, citologia oncótica, banco de sangue, imagenologia e coleta de materiais.

Apesar da atuação do biomédico ser ligado à área da saúde, o trabalho é diferente do realizado pelo médico. O formado em Biomedicina realiza pesquisas para identificar e classificar microrganismos que causam doenças, enquanto o graduado em Medicina atua diretamente em contato com os pacientes, no qual diagnostica doenças, receita medicamentos e realiza cirurgias.


Marcelo Barra
Estagiário - Comunicação Institucional