UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Avaliação é importante ferramenta para melhorias

Avaliação é importante ferramenta para melhorias

27 de janeiro de 2017

Resultado da Comissão Permanente de Autoavalilação (CPA) foi determinante para mudanças recentes na UVA

O processo de autoavaliação da Universidade Veiga de Almeida (UVA) irá até o dia 17 de fevereiro. A data permitirá que os alunos e docentes que ainda não participaram possam responder e contribuir para a identificação e realização de melhorias na universidade.

O presidente da CPA, Professor Antônio Carlos da Fonseca Sarquis, destaca que a pesquisa foi fundamental para investimentos que foram feitos desde 2004, data que o processo foi iniciado na UVA. Entre elas, os destaques são a criação do Portal do Aluno, que além de aproximar o contato dos estudantes com a instituição, também disponibilizou diversos serviços em uma plataforma online; o aumento do número de atividades de extensão e projetos de iniciação científica, que registrou recorde de artigos e trabalhos apresentados – 180 na última edição do Programa de Iniciação Científica (PIC UVA) –; reformas de infraestrutura e acessibilidade e melhorias nas Centrais de Atendimento.

Além disso, novos laboratórios esperam pelos alunos neste semestre: o FabLab, de prototipagem, e o LabIdeias, de inovação, que serão inaugurados nos campi Tijuca, Barra e Cabo Frio (LabIdeias). No campus Centro, foram criados novos espaços de estudos e melhorias na biblioteca, além de novos convênios para especialização, para que os alunos tenham acesso à mais diferenciais para se destacarem no mercado de trabalho.

“Quanto mais informações recebemos na pesquisa, mais subsídios temos para fazer os ajustes, priorizando o que é mais importante para alunos e professores”, explica o Prof. Sarquis.

O processo de autoavaliação é aberto a todos os alunos de graduação (presencial e a distância) e docentes da Veiga. Os estudantes regularmente matriculados devem acessar o Portal do Aluno para responder a pesquisa. Já os docentes devem entrar no Portal do Professor e realizar o mesmo procedimento.  A CPA é feita de acordo com Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), do Ministérios da Educação (MEC), que analisa cursos, instituições de ensino e o desempenho dos alunos.