UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Aula magna aborda desafios da educação física nas escolas

Aula magna aborda desafios da educação física nas escolas

08 de março de 2017

Evento marca o início do semestre letivo do curso de Educação Física

O curso de Educação Física da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, abriu oficialmente o semestre letivo nesta terça-feira, dia 7, com a aula magna abordando expectativas e realidade da educação física escolar. O evento ocorreu nos turnos da manhã e noite, reunindo calouros e veteranos, no auditório principal. A professora Fátima Casasola comandou a discussão, compartilhando quase quatro décadas de dedicação ao magistério.

Para a professora, os desafios do mundo moderno exigem cada vez mais conhecimento aprofundado. “A relação do organismo e ambiente não podem ser vistas separadamente. A educação física escolar precisar ser adaptada às necessidades do século XXI, cuja cultura gera indivíduos cada vez mais parados”, reflete a professora, acrescentando que o professor de educação física, a partir da educação do movimento, pode melhorar as habilidades inatas do indivíduo, possibilitando o desenvolvimento de novas habilidades. Fátima lembra que o aluno é um ser humano complexo e os educadores precisam ter sensibilidade e serem bons observadores para contribuir com o desenvolvimento pleno.

Em ambientes com equipamentos e recursos limitados, como a ausência de uma quadra para a prática de atividades físicas, a professora lembra que a criatividade pode fazer diferença no processo de ensino, criando novas possibilidades.

Fátima também chama a atenção para o papel da família, especialmente na primeira infância, para o incentivo ao desenvolvimento físico. “Somos movimento desde o nascimento”, ressalta, acrescentando que brincadeiras antigas e a utilização de espaços públicos como parques e praças devem ser explorados entre pais e filhos.