UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Alunos participam de júri simulado

Alunos participam de júri simulado

10 de fevereiro de 2017

O julgamento encenado pelos estudantes foi baseado num caso verídico

Os alunos de Direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA) participaram de uma simulação de júri na noite desta quinta-feira, dia 9, no auditório principal do campus Tijuca. Em cena, estudantes representaram os papéis do Ministério Público e da defesa, sendo dois de cada, e coube ao professor de Direito Penal, Marcelo Nogueira, a função de juiz no caso.

Com o auditório cheio, os alunos representaram o caso de um homem acusado de matar a namorada. “Esse júri é a conexão teoria-prática. Na sala nós falamos de processo penal e a simulação é o coroamento desse trabalho”, ressalta Nogueira. Ele destaca a importância dessa experiência para a formação dos alunos. “Aqui eles utilizam as ferramentas aprendidas em sala de aula. Nós procuramos reproduzir com a maior fidelidade um júri de verdade”, explica.

Diferente da realidade, quando o acusado foi considerado culpado, na simulação o réu foi inocentado. Foram cinco votos a dois pela absolvição. Durante toda a encenação o docente explicava a plateia as ações do Ministério Público e da defesa.

O próximo júri está previsto para abril, durante a Semana Jurídica.


Gabriel Brum
Estagiário - Comunicação Institucional

fotos da galeria