UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Alunos da terceira idade voltam as aulas

Alunos da terceira idade voltam as aulas

08 de março de 2017

Projeto da UVA celebra mais de 25 anos de execução

A Universidade Aberta da Terceira Idade promoveu aula magna nesta segunda-feira, dia 7, na Universidade Veiga de Almeida (UVA) para marcar o retorno dos alunos à sala de aula após o período de férias. A programação contou com uma palestra sobre a imagem e conquista do idoso ao decorrer das décadas, além de brincadeiras e apresentações de dança. Além disso, foi celebrado entre as alunas e as professoras o Dia Internacional da Mulher.

O coordenador do projeto, professor Dimas Silveira, fala sobre a importância do projeto na vida dos alunos. “A faculdade dá a chance de reintegrar as pessoas idosas aos bancos escolares e também proporcionar um envelhecimento saudável. Com isso, ajudamos também a melhorar a autoestima deles”, destaca. Há mais de 25 anos em funcionamento, o projeto conta hoje com 45 alunas, entre a faixa etária de 50 e 90 anos, que assistem as aulas nas terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h.

Leda Lyra, ex-aluna do curso, conta que dos 95 anos de idade 20 foram dedicados ao projeto. “Saí há quatro anos  por causa da locomoção, mas sempre tento participar desses grandes eventos. Fiz grandes amigas nessas duas décadas de aula”, conta. Leda lembra que antes de participar do projeto sentia um vazio, após a aposentadoria e a perda dos familiares. “Eu vi o anúncio no jornal e decidi fazer parte da turma. Cheguei meio descrente, mas logo me transformei, me tornei uma pessoa mais feliz e com mais sede de viver”, destaca. 

Outra aluna que também marcou presença na aula inaugural deste semestre foi Aenir Galvão. Há 22 anos integrando a turma, ela foi a escolhida para ser a homenageada no Dia Internacional da Mulher. “Foi uma grata surpresa. Essas pessoas são o pedaço do resto da minha vida”, ressaltou. A estudante é conhecida pelos alunos como uma das mais extrovertidas e simpáticas da turma. "Aqui todos são amigos, somos uma verdadeira família", conta. 

O idealizador da Universidade Aberta da Terceira Idade explica que antes das aulas começarem foi realizada uma pesquisa na região. “Queríamos saber quais eram as necessidades da Tijuca e adjacências e se eles estariam dispostos a participar. Com base nisso montamos nossa grade, como aulas de teatro, coral, oficina da memória, entre outros”. Ele conta que a cada seis meses os alunos que fazem a rematrícula decidem quais serão as disciplinas do próximo semestre.

A enfermeira Maria José ministrou palestra sobre as mudanças de pensamento em relação aos idosos, relacionados à diversidade e à sexualidade. Uma leitura coletiva das alunas sobre ser e estar mulher foi um dos pontos altos da programação. Ao final, um grupo de dança de senhoras de Mangaratiba, que fazem parte de outro projeto do professor Silveira, dançou ao som de Sidney Magal.


Gabriel Brum
Estagiário - Comunicação Institucional

fotos da galeria