UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Alunas da UVA ganham bolsas da Capes

Alunas da UVA ganham bolsas da Capes

15 de março de 2017

Projeto de iniciação científica abordou as campanhas feministas de 2015

Duas alunas de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA) ganharam uma bolsa de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O projeto “O ciberativismo feminista nas redes sociais Uma análise das campanhas feministas #meuprimeiroassedio, #chegadefiufiu e #meuamigosecreto”, de Isabelle Amâncio e Carolina Simões, foi eleito entre os oito melhores do Programa de Iniciação Científica da Veiga (PIC UVA), realizado em outubro do ano passado.

O projeto consiste em uma análise das campanhas feministas e seus respectivos impactos nas redes sociais, como Facebook e Twitter, baseado, principalmente, nas hashtags de mais destaques em 2015: #meuprimeiroassedio, #chegadefiufiu e #meuamigosecreto.

As alunas do 3º período de Jornalismo do campus Barra ficaram muito contentes por terem sido escolhidas para estudar mais e continuar debatendo o tema. “Por conta do trabalho, consegui ouvir e dar voz a diversos grupos de mulheres. Isso expandiu minha mente e permitiu entender a necessidade do feminismo, que não é apenas uma luta por direitos iguais, mas muito mais extenso”, explica Isabelle.

As alunas foram orientadas pela professora Renata Feital e contaram com a colaboração da coordenadora de Publicidade, Margaret Carino. “A importância é mostrar como a pesquisa de iniciação científica é um agente incentivador para os alunos. A bolsa vem como um reconhecimento pelo trabalho, que elas desenvolveram com a pesquisa ao longo do ano, além do conhecimento que adquiriram”, completa Margaret.

fotos da galeria