UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Alunas conciliam maternidade e estudos

Alunas conciliam maternidade e estudos

28 de agosto de 2017

Como a UVA auxilia a rotina das estudantes que são mães

Atualmente o perfil da mulher brasileira é representado de forma multitarefa. Uma mesma profissional pode ter muitas responsabilidades em diferentes áreas de sua vida. O que tem acontecido com mais frequência são estudantes universitárias que engravidam e que decidem continuar no ensino superior.

Um exemplo de apoio da Universidade Veiga de Almeida (UVA) para essas mulheres é a sala de amamentação, que auxilia as alunas e colaboradoras da instituição e desejam doar ou armazenar o seu leite materno, ou que só querem tirar dúvidas sobre como é o processo de retirada. A sala funciona de 8h às 22h e fica no laboratório de Enfermagem, em frente a quadra esportiva. Além disso, o campus Tijuca também dispõe de uma brinquedoteca, idealizada pelo curso de Pedagogia e que fica ao lado da casa 10 da vila, disponível com agendamento prévio.

A estudante Manoella Giglio é um exemplo de que se pode conciliar a vida acadêmica e familiar. Ela cursa Jornalismo e tem aulas presenciais três vezes na semana na parte da manhã. E como não tem como quem deixar seu filho, de cinco meses, o leva para as aulas, sendo que ele ainda só se alimenta de leite materno. 

E não para por aí, porque ao retornar para casa, brinca e cuida do bebê até a hora dele dormir ou seu marido chegar em casa. Então ela consegue estudar e pôr as matérias online em dia. “Eu fiz apenas matérias online no período passado porque meu filho era recém-nascido. A universidade deixou que eu marcasse todas as provas no mesmo dia, em sala separada”, conta Manoella.

*Texto produzido por Helena Grillo Miranda, do Laboratório de Comunicação Corporativa