UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Agência UVA firma parceria com jornais

Agência UVA firma parceria com jornais

30 de agosto de 2017

Alunos de Jornalismo vão produzir matérias para o Jornal da Província e o Diário do Acionista

A Agência UVA, projeto experimental de prática profissional para os alunos de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida, firmou duas novas parcerias para os estudantes publicarem suas matérias: uma com o Jornal da Província e outra com o Diário do Acionista. O objetivo é preparar os alunos para o dia a dia de uma redação. 

O coordenador de Jornalismo da Veiga, Luís Carlos Bittencourt, explica que o curso tem por obrigação oferecer estágio profissional aos estudantes de acordo com as novas diretrizes curriculares definidas pelo Ministério de Educação (MEC). Além da Agência UVA, o curso também faz parte do CBN Universidade, projeto da rádio CBN para programas mensais produzidos por estudantes de Jornalismo. O Focas no Ar, programa da UVA na CBN Rio, é veiculado todo terceiro sábado do mês e é totalmente produzido pelos alunos de Jornalismo dos campi Tijuca, Barra e Cabo Frio.

“Essas parcerias são uma oportunidade ótima para os alunos, que passam a ter contatos frequentes com profissionais renomados do mercado. É uma forma de aprendizagem mais profissional, em que o estudante coloca em prática o que é aprendido em sala de aula”, destaca Bittencourt. Os alunos da disciplina Prática Profissional também podem atuar no Laboratório de Comunicação Corporativa, uma parceria entre o curso de Jornalismo e a Comunicação Institucional da Ilumno, mantenedora da UVA.

Tendo contato com a prática interna oferecida pela universidade, o estagiário da Agência UVA Gustavo Barreto, comenta sobre a sua experiência profissional. “Eu vejo a agência como um laboratório, onde posso desenvolver tudo o que eu aprendo na faculdade”, ressalta.

*Texto produzido por Cyntia Souza, do Laboratório de Comunicação Corporativa