ÁREA DO
ALUNO
INSCREVA-SE SOLICITE INFORMAÇÕES

Por Pedro Paulo Carvalho | 26/06/2025

UVA integra Observatório da Dengue 

Nova parceria com a Uerj visa implementar sistema de alerta e proteção AegisDengue

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) passou a integrar o Observatório da Dengue, projeto desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que utiliza informações climáticas, territoriais e epidemiológicas para identificar áreas de risco para surtos da doença desde 2023. “A parceria visa implementar o sistema de alerta e proteção AegisDengue, além de promover o uso de dados científicos na tomada de decisões e fomentar a mobilização social, especialmente em territórios vulneráveis”, explica Cleyton Martins, professor do núcleo em Ciências do Meio Ambiente da UVA.

 

A Veiga funcionará como um dos pontos de monitoramento de parâmetros meteorológicos e de incidência do mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença. “Além da coleta e análise de dados, a vamos contribuir de forma estratégica para o desenvolvimento de pesquisa, discussão dos resultados, produção de conteúdo científico, bem como material e ações de comunicação científica voltadas à população”, complementa Martins.

 

Segundo o professor, a iniciativa se faz cada vez mais importante, devido aos números alarmantes de dengue no Brasil. No primeiro trimestre de 2025, o país registrou mais de 502 mil casos prováveis de dengue, com 235 mortes confirmadas. Já no Estado do Rio de Janeiro, foram 35 mil casos prováveis, dos quais 11 mil na capital, representando 32,5% dos casos.

 

O cenário no Rio de Janeiro já havia ligado alerta desde 2024, quando foi decretado estado de emergência em saúde pública em função da epidemia de dengue. O agravamento da situação estava relacionado às altas temperaturas registradas naquele ano, o mais quente da história, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM). O aumento da temperatura média e a concentração das chuvas criaram condições ideais para a proliferação do Aedes Aegypti, favorecendo o rompimento da sazonalidade da doença e a expansão para novas áreas.

 

Para o docente, a participação no projeto oferece aos alunos da UVA oportunidades reais de aprendizado por meio da pesquisa aplicada, o que contribui para a formação crítica e científica, e os aproxima de problemas concretos de saúde pública. “Participar de um projeto que conecta ciência, tecnologia e educação, fortalece a resiliência comunitária frente às mudanças climáticas e aos desafios da saúde pública”, acrescenta.

 

 

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

UVA integra Observatório da Dengue 

Ver notícia completa
Featured image

23/06/2025

Creatina: Como consumir corretamente

Ver notícia completa
Featured image

17/06/2025

UVA exibe 14ª Edição do Circuito Tela Verde 

Ver notícia completa
Featured image

13/06/2025

UVA inaugura clínica-escola de Medicina Veterinária em Cabo Frio

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller