ÁREA DO
ALUNO
INSCREVA-SE SOLICITE INFORMAÇÕES

Por Pedro Paulo Carvalho | 30/06/2025

Entenda o que é e como tratar a síndrome da bexiga hiperativa

Condição afeta o trato urinário, aumenta a frequência de micção e prejudica o bem-estar

A síndrome da bexiga hiperativa (BH) é uma condição urológica caracterizada por um conjunto de sintomas de urgência urinária. O distúrbio pode ser desencadeado por alterações neurológicas, doenças urológicas, uso de medicamentos, condições hormonais, obesidade ou idade avançada. “Lesões medulares, esclerose múltipla, infecções ou cálculos renais, medicações diuréticas ou sedativas, menopausa ou diabetes são os principais fatores que afetam o sistema urinário”, explica Leila Tomazinho, professora do curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA). 

 

Os sintomas mais comuns da síndrome são urgência urinária intensa, frequência urinária acima de oito vezes ao dia, noctúria – levantar-se várias vezes à noite para urinar -, incontinência e dificuldade para retardar a micção.  Leila ressalta que, para diagnosticar essa condição, é necessário realizar exames urológicos, como testes de urina, ultrassom da bexiga, cistoscopia e urodinâmica.

 

De acordo com artigo publicado no Portal da Urologia, cerca de 20% da população mundial sofre da síndrome da bexiga hiperativa, porém apenas 1/3 apresenta perda urinária. Enquanto os outros 2/3 urinam mais de oito vezes ao dia. Leila destaca que a síndrome é mais comum em mulheres idosas, afetando cerca de 40% desse grupo.

 

A docente também ressalta que pessoas com BH devem beber água com moderação, evitar bebidas que estimulam a bexiga e líquidos à noite. Além de monitorar a cor da urina e ajustar a hidratação à prática de atividades físicas. “Bebidas como café, chá preto, álcool, refrigerantes e sucos de limão e laranja devem ser evitadas. Assim como alimentos ricos em oxalato ou cafeína, picantes ou ácidos”, complementa.

 

O tratamento da síndrome se dá por meio de medicamentos, terapia comportamental com treinamento da bexiga, mudanças na dieta e cirurgia, essa última somente em casos graves. Se você apresenta algum sintoma de bexiga hiperativa, consulte um urologista ou médico para obter avaliação e tratamento.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

08/10/2025

UVA oferece capacitação gratuita em primeiros socorros para escolas da Zona Sul

Ver notícia completa
Featured image

01/10/2025

Direito do consumidor digital: entenda o papel estratégico do especialista

Ver notícia completa
Featured image

24/09/2025

Atente-se aos primeiros sinais da surdez 

Ver notícia completa
Featured image

17/09/2025

Entenda o conceito de micro living  

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X
Abrir chat

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsAppWhatsApp
Nosso chatNosso chat
(21) 2574 8888(21) 2574 8888
hubspot controller