UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Graduação Engenharia Mecânica

Próxima turma: 2º semestre de 2018

Dias e Horários

Campi Tijuca e Barra

Campi Barra : Manhã
Campus Tijuca: Manhã e noite

Caso não consiga realizar o pagamento do boleto por meio do leitor do código de barras, digite o número localizado acima das barras para realizar o pagamento.

O Curso

A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que cuida do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. A grade curricular do curso terá uma carga intensa de disciplinas das Ciências Exatas, como Matemática (Cálculo, Álgebra) e Física (Termodinâmica, Resistência dos Materiais). Essa formação conta ainda com matérias voltadas aos processos industriais e produtivos, como Gestão da Manutenção e Processos de Fabricação.

O egresso deste curso será capaz de desenvolver, projetar e supervisionar a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica, e também irá selecionar e dimensionar a matéria-prima, providenciar moldes das peças que serão fabricadas, criar protótipos e testar os produtos obtidos.

Caso não consiga realizar o pagamento do boleto por meio do leitor do código de barras, digite o número localizado acima das barras para realizar o pagamento.

Mercado de Trabalho

Como se trata de uma profissão bastante abrangente, há boas oportunidades para o engenheiro mecânico em diversas indústrias, como montadoras de automóveis, indústria têxtil e eletroeletrônica. Além das oportunidades tradicionais de trabalho, podemos citar também as indústrias emergentes, tais como: petroquímicas, celulose, açúcar, álcool e gás. Essas indústrias vão demandar uma grande quantidade de mão de obra especializada em Engenharia Mecânica.

Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê que até 2020 o Brasil demanda de algo entre 600 mil e 1,15 milhão de profissionais da engenharia, incluindo engenheiros mecânicos.

Coordenação Tijuca

Fale com o
Coordenador


Prof. Vinícius Dias Fonseca

Formação acadêmica: Mestre em Ciências do Meio Ambiente (UVA). Bacharelado em Engenharia de Produção/Mecânica (UERJ) e em Engenharia Civil (UVA). Especialista em Redução de Custos de Processos de Fabricação e Produtos e em Qualidade e Produtividade.
Experiência profissional: Atualmente, é professor da Universidade Veiga de Almeida e coordenador do curso de Engenharia Mecânica. É pesquisador da área de Materiais de Construção Civil, Sustentabilidade Urbana, com foco em Resíduos Urbanos. É empresário no ramo de Construção Civil, na área de Pavimentação e Locação de Equipamentos. Possui mais de 15 anos de experiência no setor de Engenharia Mecânica Automobilística.
Horário de atendimento: Quarta e quinta-feira, das 13h às 18h
E-mail: [email protected]


onde cursar

Barra

Av. Gal. Felicíssimo Cardoso, 500, Barra da Tijuca.

Rio de janeiro - RJ

Mais Mapa

Tijuca

Rua Ibituruna, 108, Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa