UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Graduação Comunicação Social - Jornalismo

Próxima turma:

1º semestre de 2018.

Habilitação:

Bacharelado

Duração:

Campus Tijuca - 4 anos
Campus Cabo Frio - 4 anos

 

Situação legal:

Campus Tijuca
Renovado Reconhecimento pelo MEC, de acordo com a Portaria n° 1.468, de 3/5/2005.
 

Campus Cabo Frio
Reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria n° 45 de 22/5/2012

 

Campus e turno:

Campi Tijuca, Barra e Cabo Frio - Manhã e noite

As matrículas de todos os cursos estão sujeitas a disponibilidade de vaga, a ser confirmada presencialmente no momento da entrega da documentação.

O Curso

A atividade de Comunicação é uma das mais importantes na história da humanidade. Por meio dela os homens desenvolveram relações sociais, viveram em comunidade e diminuíram a distância entre os povos. A comunicação está presente em todas as esferas da sociedade. Em ambiente familiar, na comunidade, no mundo da cultura, na política. Está presente também na economia e, não por acaso, se estabeleceu como um dos principais alicerces da globalização. E entre as atividades de Comunicação uma se destaca por sua importância social e histórica: o Jornalismo. Sem a imprensa e o trabalho do jornalista as informações de interesse social não circulariam. Sem jornalista e imprensa livre não há liberdade. A imprensa e os jornalistas alimentam a sociedade com informações que ajudam na tomada de decisões, na liberdade de expressão e na garantia, enfim, da existência da democracia.

A UVA segue as Diretrizes Curriculares para o curso de Jornalismo, estabelecidas pela Resolução No. 1 do MEC de 27 de setembro de 2013. Jornalismo agora não é mais uma habilitação em Comunicação. O curso ganhou autonomia e identidade própria. Quem concluir o curso e colar grau receberá um diploma de Bacharel em Jornalismo. O jornalista é o profissional da notícia. Ele está presente na cobertura dos acontecimentos de interesse social e aprende na universidade as técnicas com as quais transforma fatos em notícias com isenção e objetividade. Dele se exige senso ético, espírito crítico e capacidade de se expressar adequadamente para manter a sociedade informada. O campo de atuação do jornalista não se restringe às redações dos grandes jornais, revistas, rádio e televisão.

Há todo um leque de atividades nos diversos meios que demandam profissionais com a formação de um jornalista. Hoje ele está presente nas redes sociais, nas assessorias de grandes empresas privadas, estatais e ONGs, cuidando da comunicação interna entre os funcionários e externa com a sociedade. O diploma para o exercício do Jornalismo foi temporariamente suspenso, mas a graduação superior é o passaporte para o mercado de trabalho, cada vez mais exigente em qualidade. E na maioria das empresas e nos editais de concursos na área se exige o diploma de jornalista.

 

Características do curso

Na UVA é possível obter dois diplomas de graduação em cinco anos e meio. O aluno pode se formar em Jornalismo, por exemplo, e depois continuar os seus estudos para graduar-se em Publicidade em apenas um ano e meio a mais e obter o segundo diploma. Isso porque a grade curricular integrada permite ao aluno concluir um curso e fazer o outro em apenas três semestres. Quem faz Jornalismo e/ou Publicidade e Propaganda na UVA está mais preparado para o sucesso profissional, por ter uma formação mais ampla e completa para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.


 

Diferenciais UVA

  • Desempenho entre as melhores do Rio de Janeiro nas avaliações do INEP/MEC. Jornalismo da UVA têm nota 4 no Enade. Além disso, o Curso de Jornalismo recebeu três estrelas durante cinco anos seguidos (2011, 2012, 2013, 2014 e 2015) pelo Guia do Estudante dos melhores cursos do país.
  • Corpo docente altamente qualificado, com titulação acadêmica e experiência profissional nas principais empresas de comunicação do Brasil, como Rede Globo, Rede Bandeirantes, Rede Brasil, O Globo, Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Rádio MEC, Globosat, InterTV - Alto Litoral, Editora Abril, Rádio JB e outras grandes empresas de comunicação.
  • Ensino integrado, com forte base teórica e direcionado à prática profissional desde o primeiro período, utilizando os laboratórios da Casa de Comunicação na produção de programas para a WebTV da universidade, o TV UVA online, além de conteúdo para mídias impressa e digital na Agência UVA de notícias, projeto integrado ao curso de Jornalismo;
  • Parcerias e convênios que possibilitam o estágio profissional;
  • Obrigatoriedade do estágio nos últimos períodos do curso;
  • Incentivo a atividades extracurriculares que simulem ambientes profissionais em Jornalismo;
  • Presença de ex-alunos da UVA no mercado de trabalho em Comunicação.

 

Mercado de Trabalho

A Comunicação e o Jornalismo, em particular, são fundamentais hoje em todas as atividades sociais. Há demanda por profissionais com formação integral, multimídia e multitarefa, nos meios tradicionais de comunicação, nas grandes e pequenas empresas, nos órgãos públicos e não governamentais. A Internet abriu ainda mais o mercado ao profissional com formação em Jornalismo. O Superior Tribunal Federal determinou que o diploma não é mais obrigatório, mas as empresas de comunicação só admitem em estágios quem está cursando Jornalismo em faculdade.

O jornalista encontra opções de trabalho na mídia tradicional, como jornais, televisão e rádio. Trabalha também como consultor de comunicação, editor de publicações especializadas e produtor de conteúdo para web. Outra área que oferece muita oportunidade de trabalho aos jornalistas é a de assessoria de comunicação. Nas assessorias, o jornalista responde pela comunicação externa e interna. Na administração pública e na política, o profissional exerce funções de porta-voz e de assessor.


Diretor Acadêmico


Nara Pinto Iwata

Formação acadêmica e experiência profissional: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Diretora Acadêmica dos campi Barra Marapendi e Barra Downtown da Universidade Veiga de Almeida e professor assistente da Universidade Veiga de Almeida. Tem experiência nas áreas de Ensino Superior, Arquitetura, Design de Interiores, Iluminação, Design Universal, Acessibilidade e Inclusão. 

Horário de atendimento: Sob agendamento.


 

Coordenação

Fale com o
Coordenador


Prof. Luís Carlos Bittencourt

Formação acadêmica:

Diretor da iVentura Editora Comercial Ltda. Jornalista, trabalhou em O Dia, O Globo, Jornal do Commercio, TV Globo e TV Educativa, onde foi editor, diretor de programas e diretor de jornalismo. Criou o programa Jornal Visual, destinado a deficientes visuais, e o ONU em Ação, informativo do escritório das Nações Unidas no Rio de Janeiro em parceria com a ECO/UFRJ. É Mestre e Doutor (UFRJ), foi coordenador de cursos, chefe-de-departamento e vice-diretor da Escola de Comunicação da UFRJ. Implantou e coordenou a CPM -

Central de Produção Multimídia. Professor da Universidade Veiga de Almeida, coordena o curso de Comunicação Social e o MBA em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial. Coordena o grupo de pesquisa em Qualidade em Comunicação (CNPq). Implantou e coordenou a habilitação em Multimídia do curso de Comunicação Social da Faculdade CCAA. É avaliador do Inep/MEC para os cursos de Comunicação. Participou das comissões de consultores do Inep para o Enade de 2006 e o de 2009. Autor e organizador de livros na área de Comunicação. 

Link Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0450997896764868


Experiência profissional:

Diretor Editorial (iVentura Editora Comercial Ltda.), TV Educativa; TV Globo; Jornal do Commercio; O Globo; O Dia; UFRJ; avaliador INEP/MEC.


Horário de atendimento:

Campus Tijuca - Segundas e Quartas-feiras, das 9h às 12h - Terças e Quintas-feiras, das 17h às 21h.

E-mail: [email protected]
 


Coordenação Barra

Fale com o
Coordenador


Profa. Margaret Carino

Formação acadêmica:

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Formada em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, com especialização em Marketing pelo COPPEAD - UFRJ.


Experiência profissional:

Experiência acadêmica como coordenadora e professora de cursos de graduação superior de Publicidade e Jornalismo. Ampla vivência em empresas multinacionais em gerências de Comunicação de Marketing e Comunicação Institucional, especializada em desenvolvimento de ações com o mercado, planejamento estratégico, peças e campanhas publicitárias.


Coordenação Cabo Frio

Fale com o
Coordenador


Profa. Mônica Nunes Neustadt

Formação acadêmica:

Mestre em Comunicação Social (UERJ), especialista em Comunicação empresarial e graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo.


Experiência profissional:

Trabalhou na Inter tv afiliada da TV Globo como coordenadora de produção, editora de texto e editora-chefe, na TV Record como editora de texto. Atuou como repórter em várias emissoras de rádio como Rádio Tupi e Tropical. Trabalhou como repórter nos jornais Folha Dirigida e O Fluminense. Foi assessora de Imprensa de parlamentares na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), além de chefiar a assessoria de comunicação da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e extensão rural do estado do Rio de Janeiro).


Horário de atendimento:

Terças-feiras das 11 às 13 horas e das 16 às 18 horas. Quartas-feiras das 10 às 13 horas e das 17 às 22 horas e quinta-feira das 9 às 13 horas.



onde cursar

Barra

Av. Gal. Felicissimo Cardoso, 500, Barra da Tijuca.

Rio de janeiro - RJ

Mais Mapa

Cabo Frio

Estrada Perynas, S/N, Perynas.

Cabo Frio - RJ

Mais Mapa

Tijuca

Rua Ibituruna, 108, Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa