Evento

Voltar

Seminários de Arquitetura UVA

20 set
9:30h

Tipo: Seminário

Tema: Arquitetura

Contato: N/D

Onde:

CasaShopping
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

Experiências e reflexões sobre a Cidade do Rio de Janeiro em importante momento de transformações urbanas, sociais e econômicas vista pelo olhar de especialistas, pesquisadores e planejadores de arquitetura e urbanismo com especial atuação nesta Cidade. Uma oportunidade para conhecer aspectos históricos, intervenções e ações destinadas ao planejamento do Rio de Janeiro em diversas etapas da sua transformação e funções político-administrativas e culturais.

Ao mesmo tempo, este Seminário promove um encontro com importantes conhecedores das questões urbanas do Rio de Janeiro a partir das suas vivências e formação profissional com a arquitetura e o urbanismo. E com o mesmo olhar que serão discutidas as questões históricas da sua formação, o evento permitirá prospecções, projeções e contribuições propositivas.

Palestrantes:

 

Aníbal Sabrosa Gomes Da Costa
Formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula do rio de janeiro em 1988, fundou o escritório RAF em 1989, com seus amigos de faculdade Flávio Kelner, e Rodrigo Sambaquy. Entre os cargos institucionais, foi Conselheiro na primeira gestão do CAU e presidente da AsBEA-rj. Na RAF é responsável pelo desenvolvimento dos projetos, e coordena a integração das equipes entre a sede do Rio e o escritório de São Paulo, fundado em 2010. É autor do livro RAF arquitetura, onde mostra a trajetória e diversidade de projetos, e tem publicados vários artigos e textos, em livros e congressos nacionais e internacionais.

Carlos Eduardo Nunes-Ferreira
Graduado pela FAU-UFRJ, é Doutor em Urbanismo pela mesma Universidade e Mestre em Crítica de Arquitetura e Design pela Parsons School of Design de Nova York, instituição conveniada a The New School for Social Research. Autor do livro Barra da Tijuca, o presente do futuro, é também Diretor Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA). Foi Coordenador da Comissão de Ensino e Formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro e Coordenador do Colégio de Entidades do CAU-RJ, além de já ter sido Conselheiro do CREA-RJ.
 
Fábio Bitencourt
Arquiteto, professor, pesquisador. Doutor em Arquitetura, Mestre em conforto ambiental e eficiência energética. Membro do Comitê Executivo da International Federation of Hospital Engineering (IFHE). Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar (ABAH). Leader do South America Chapter da International Academy for Design and Health. Professor em cursos de graduação e pós-graduação em arquitetura. Autor de diversos livros e artigos sobre arquitetura. Foi Coordenador da Comissão de Ensino e Formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro e Coordenador do Colégio de Entidades do CAU-RJ, além de já ter sido Conselheiro do CREA-RJ.
 
Jeanne Trindade
Arquiteta-urbanista, especialista em Planejamento Ambiental e Paisagístico, Mestre em Arquitetura e Doutora em Urbanismo. Arquiteta da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro entre 1986 a 2016 e professora da Universidade Estácio de Sá desde 1998. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores com interesse, principalmente, nos temas: meio ambiente, cidades, história e sociedade.
 
 João Pedro Backheuser
Mestre em Arquitetura e Desenho Urbano pela Universidade Columbia (NY/2000), onde recebeu Prêmio de Excelência em Projeto pelo conjunto de trabalhos apresentados; Especialista em Arquitetura Brasileira pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (Recife/1997) e Arquiteto Urbanista pela Universidade Santa Úrsula (RJ/1994). Atuou como Professor de Projeto de Arquitetura na Universidade Santa Úrsula (2001) e como Professor de Projeto de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estácio de Sá (2001 a 2006). Além disso, João Pedro tem cursos de especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Gestão de Projetos e pela Fundação COPPEAD. O arquiteto foi finalista do Prêmio Jabuti de Literatura com o livro "Sergio Bernardes" (orgs. Kykah Bernardes e Lauro Cavalcanti), do qual participou como autor do artigo "Estruturas que se lançam no espaço". Foi membro do Conselho Deliberativo do IAB-RJ (2010/11); Diretor Presidente do Laboratório de Projetos Studio X – Rio da Universidade Columbia (NY) e membro suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo - Departamento Rio de Janeiro.
 
 
 Luis Fernando Janot
Arquiteto e Urbanista diplomado pela FAU-UFRJ em 1966; Mestre em Urbanismo pelo PROURB-FAU- UFRJ em 1988. Autor de vários projetos de arquitetura e urbanismo pela empresa: “Janot & Associados Arquitetura e Planejamento” – de 1971 a 2003.Professor e Diretor do Curso de Arquitetura da Universidade Gama Filho: 1984 a 1995. Decano do Centro de Artes da Universidade Santa Úrsula: 2000 e 2001.Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ: 1987 a 2012. Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/RJ: 1992/1993. Membro Vitalício do Conselho Deliberativo do IAB/RJ desde 1994. Membro do Conselho Superior do IAB desde 1994. Coordenador Geral de Concursos do IAB/RJ: 2010 A 2015. Conselheiro Titular do CAU/RJ: 2011/2014. Conselheiro Federal do CAU/BR: 2015/2017. Membro do Comitê Organizador do 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2020RIO – a partir de 2017. Articulista do jornal O GLOBO: desde abril de 2010.
 
 Paulo Protásio
Consultor e empresário formado em Direito com extensão em Administração de Empresas e Marketing. Promoveu na década de 70 a criação do Conselho de Desenvolvimento Comercial do Ministério da Indústria e Comércio e foi seu primeiro Secretário Geral. Presidente da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), da Associação Brasileira de Marketing (ABM), da Associação Brasileira das Empresas Comerciais Exportadoras (ABECE), da World Trade Center Association (WTCA), da World Teleport Association (WTA) e da Associação Latino Americana de Tradings (ALAT). Presidente da Câmara de Usuários da Superintendência Nacional da Marinha Mercante, membro do Conselho de Administração da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), membro do Conselho de Administração da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), membro fundador, representando a Prefeitura do Rio de Janeiro no CAP (Conselho de Autoridade Portuária), além de formulador do Corredor de Transporte Centro - Sudeste. Presidiu a ANUT - Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga, fundou e foi Diretor do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), cooperou com o Governo e com a BM&F na criação do Mercado Brasileiro de Redução de Emissões e na atualização tecnológica da logística. Foi membro fundador da AEB - Associação Brasileira do Comercio Exterior , Presidente em três mandatos da Associação Comercial do Rio de Janeiro, organizou e participou da realização da Rio 92 (UNCED), da Brasil Export, do CEBRAE, posteriormente SEBRAE, presidente da BMI - Brasil Marketing Internacional e R3ZiS.
 
 René Galesi
Engenheiro Civil (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba / SP – 1979); Mestre em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Presbiteriana Mackenzie / SP – 2002); Professor da Universidade Estácio de Sá - UNESA / RJ (desde 2005); Coordenador do Curso Arquitetura e Urbanismo / UNESA – Campus Tom Jobim (desde 2013). Há 39 anos atua na área de construção civil – projetos e direção técnica de edifícios verticais (residenciais e corporativos); Perito Judicial (até 2013). Possui várias publicações científicas (DOCOMO e Revista Modenatura), bem como Livros Didáticos para UNESA.
 
 Ruy Rezende
Graduou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Bennet - RJ, no ano de 1976. Principal da rra desde 1977, tem em seu currículo diversos projetos coorporativos, urbanísticos, residenciais e industriais. Reconhecido pela competência em sua arquitetura sustentável, projetou o Edifício Cidade Nova, no Rio de Janeiro, primeiro certificado pelo US Greenbuilding Council como LEED Core & Shell da América Latina e o segundo fora dos EUA.
 
 Verena Andreatta
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett(1981), especialização em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1983), especialização em International Course on Housing, Planning and Built pela Institute for Housing Studies(1984) e doutorado em Urbanismo e Ordenação do Território pela Universitat Politècnica de Catalunya - Barcelona Tech(2007). Foi Secretária de Urbanismo e Mobilidade da Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niterói. É a atual Secretária Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
 

Programação: 

 
9:00
Credenciamento
 
9:30
Abertura com os organizadores:  Fabio Bitencourt, Carlos Eduardo Nunes Ferreira, Flavia Marcolini e René Galesi.
Contextualização e apresentação geral do evento
9:45
Caminhos e descaminhos da ocupação da Cidade do Rio de Janeiro: Estudo de caso “O Porto Maravilha”.
Dr. Paulo Protásio
Arq. João Pedro Backheuser (Doica) Boulevard do Porto Maravilha
Moderação: Prof. René Galesi
 
11:00
Intervalo: Coffee Break
 
11:15
Projetos e legados urbanísticos e paisagísticos: do Rio Colonial ao Porto Maravilha.
Arq. Prof. Luís Fernando Janot
Arqta. Profa. Jeanne Trindade
Moderação: Arq. Prof. Fábio Bitencourt
 
12:30
Almoço
 
14:15
O Futuro do Rio de Janeiro e o futuro das cidades          
Arq. Aníbal Sabrosa (RAF Arquitetura): ACQWA Corporate - Arquitetura internacional de vanguarda
Arq. Ruy Rezende (RAR Arquitetura): Edifício L’Oréal e Museu do Amanhã
Moderação: Carlos Eduardo Nunes-Ferreira
 
15:30
Intervalo: Coffe Break
 
15:45
Planos Urbanísticos do Rio de Janeiro: Passado, Presente e Futuro.
Arq. Verena Andreatta: O Atlas Andreatta
Carlos Eduardo Nunes-Ferreira: Barra da Tijuca : O presente do Futuro
Moderação: Carlos Eduardo Nunes-Ferreira
 
17:00
Discussões e Encerramento
Moderação: Arq. Prof. Fábio Bitencourt
 

O evento é pago (R$250,00). 

Acontecerá no Casa Shopping - Auditório - Av. Ayrton Senna, 2150 - Barra da Tijuca - RJ.

Para maiores informações, acesse o link.

Eventos

Ver Todos