UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Pós-Graduação Arteterapia e Processos de Criação

Próxima turma

Dias e Horários

Campus Tijuca: 30 de agosto de 2014. Campus Tijuca: Último sábado e domingo do mês, das 8h30min às 17h30min (de acordo com os feriados anuais e/ou alguma eventualidade, mudanças serão necessárias e informadas no calendário do curso)
Carga horária: 580 horas-aula sem as disciplinas optativas | 790 horas-aula com as disciplinas optativas (Duração: 29 meses)

Objetivos

O curso tem como característica enfatizar a prática da arteterapia indo além da teoria, chegando aos fundamentos da Arte e da Psicologia. A arteterapia pode ser entendida de várias formas e tem sido realizada a partir de técnicas expressivas, sendo que o nosso objetivo é desenvolver a capacidade de ir além do olhar, ensinando a ver e ler as imagens. Para tanto o curso aprofunda as artes visuais (artes plásticas), incluindo as técnicas da própria arte e possibilidades de criação. Utiliza-se para isso não só materiais diversos, mas também as próprias técnicas da arte como disciplina, a possibilidade das mãos que criam, as criações do passado e do presente. O ato de criar pode agora deitar as suas raízes na base da arte.

As disciplinas de História e Estética - história da arte mundial e história do Brasil - permitem a compreensão das variadas maneiras de expressar a forma e o conteúdo, sejam nos estilos – suas características de determinados períodos, bem como os aspectos pessoais e maneiras de ver o mundo de cada artista. O conhecimento dos diferentes momentos paradigmáticos e das diferentes estéticas permitem a percepção da produção das imagens e a compreensão da subjetividade de cada grupo e indivíduo.

O outro saber que fundamenta a arteterapia é a Psicologia, esta contribui no curso com os seus estudos sobre imagem e palavra, a criatividade e o processo de criação. O modelo psíquico, mítico, é o outro aspecto da contribuição para a teoria e a prática da arteterapia. A Psicologia é o olhar para o sujeito que produz. A teoria com que trabalhamos é a Psicologia Junguiana. Desde a sua fundação, a psicologia de C. G. Jung foi inovadora porque também trabalhava com recursos não-verbais e técnicas da arte, em especial do modernismo para pacientes com tendências não verbais, como com as aproximações com outros saberes em geral. O curso pretende utilizar o instrumental técnico expressivo da própria psicologia junguiana e seus desdobramentos atuais. Tudo isso inclui os seus estudos sobre afetividade, o saber intelectual, a intuição e naturalmente os conhecimentos sobre o espaço e a temporalidade. As disciplinas de psicologia, leitura simbólica e psicopatologia são ministradas por profissionais habilitados, mestres e doutores, que estudam o campo da arteterapia, a aplicação e sua pesquisa.

Outro eixo do curso é o estudo dos símbolos, pretende-se também habilitar o aluno na compreensão simbólica dos processos, seja na leitura de imagem pela arte e leitura da imagem pela psicologia, usando o método dos sonhos e da imaginação ativa. Para o estudo da simbólica utilizamos a disciplina de Mitos, Contos e Fábulas sobre o Pensamento mítico greco-romano e introdução ao pensamento oriental, africano e indígena.

Será possível também apreender como a arteterapia pode ser realizada a partir dos diversos materiais da arte e suas relações com a linguagem expressiva. E durante as aulas há o acompanhamento do processo criativo dos alunos, orientação pedagógica e orientação dos trabalhos para sistematização do conhecimento e conclusão monográfica. Para tanto as oficinas ocorrem durante o curso nas aulas também teóricas, mas contamos com uma disciplina específica de ateliê onde se concentram as vivências.

Cabe ressaltar que a arteterapia aplica-se desde a clínica, educação, saúde mental, aspecto psicossocial, quanto ao trabalho, organizações e mesmo para o desenvolvimento do potencial criativo.
 

Público-alvo

Profissionais de Ciências Humanas, Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Educação.
 

Inscrição e Informações

A inscrição só será validada após a apresentação dos documentos, na secretaria do curso. No ato da matrícula em nossa secretaria será cobrado o valor do investimento da primeira cota em forma de boleto bancário.
Caso não haja abertura de turma por motivos previstos em contrato, os valores em nossa guarda, inclusive a taxa de inscrição, serão devolvidos de acordo com os processos internos previstos.
Compareça à secretaria do campus escolhido o mais rápido o possível para garantir a sua vaga e apresente os seguintes documentos:
- Cópia autenticada do diploma de graduação
- Cópia simples da Identidade
- Cópia simples do  CPF
- Cópia simples do  Comprovante de residência
- Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento
- 1 foto 3x4

Não perca tempo! Clique no botão referente ao campus que deseja cursar e faça sua pré-inscrição!

No caso das disciplinas optativas, o aluno deverá participar de processo seletivo mediante inscrição prévia em período a ser informado pelo coordenador. Terão acesso todos os alunos que efetuarem sua inscrição. Serão cobrados valores à parte correspondendo a carga horaria da disciplina.

Inscreva-se
 

Coordenação Geral

Fale com o
Coordenador


Prof. Rodolfo Berg

Formação acadêmica:

Psicólogo, Músico, Arteterapeuta - AARJ, Especialista em Educação Estética – UNIRIO.


Experiência profissional:

Conselheiro de Honra da UBAAT – União Brasileira das Associações de Arteteterapia, Membro Fundador e Ex-presidente da Associação de Arteterapia – RJ, Docência em cursos de pós-graduação em Arteterapia.


Coordenação Técnico

Fale com o
Coordenador


Profa. Damáris Vieira Novo

Formação acadêmica:

Mestre em Administração Pública e de Empresas; Pós-graduada em Psicologia do Trabalho; Pós-graduada em Teorias e Práticas Junguianas (UVA), Especialista em Arte-terapia, Educação e Saúde; especialista em Dinâmica de Grupo e Metodologia Psicodramática pela Sociedade Brasileira de Psicoterapia.


Experiência profissional:

Psicóloga e licenciada em Filosofia (UERJ); Experiência profissional em cargos de docência e coordenação no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Docência em cursos de graduação e pós-graduação em Administração e Psicologia; coordenação e docência no curso de pós-graduação em Arteterapia e Recursos Expressivos na Saúde e na Educação.



onde cursar

Tijuca

Rua Ibituruna, 108, Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa